Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

.: FAQ AUDESP - Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos :.

Busca:     Busca avançada
Navegar por categoria:


Classificação Institucional - Estruturação Hierárquica

Visualizações: 6007
Votos: 14
Diante da estrutura atual de Órgãos e Unidades dos municípios paulistas, verificamos que muitos deles não atendem os conceitos estabelecidos no CADERNO A - PPA. Encontramos atualmente estruturas em que as secretarias municipais são denominadas de ÓRGÃO, conforme exemplo:
Órgão: 01 – Legislativo
Unidade Orçamentária: 01 - Câmara Municipal
Órgão: 02 - Gabinete do Prefeito
Unidade Orçamentária: 01 - Gabinete do Prefeito e Depend.
Unidade Orçamentária: 02 - Comunicação Social
Nestes casos deverei alterar a estruturação? Obrigatoriamente deverei adotar como órgão 02 - Prefeitura, e a partir desta alocar minha estrutura atual?

Resposta: É de competência da Prefeitura (ou Câmara/Órgão da Adm. Indireta) adotar a estrutura que lhe convier, entretanto, para fins de remessa da informação, o TCESP planeja a estruturação conforme o conceito e hierarquia definidos no Manual do PPA, ou seja, define o órgão como o primeiro nível hierárquico existente no Município, em regra, a pessoa jurídica com personalidade própria (PM/CM e órgão da Adm. Indireta, se houver).
O órgão 02-Prefeitura é meramente exemplificativo, fica a critério do Município definir qual o código a ser utilizado. Observamos que o exemplo do anexo apresentado é meramente exemplificativo e objetiva demonstrar a visualização da estrutura orçamentária que será submetida a esta Corte por meio eletrônico, cujos formatos e prazos de envios serão oportunamente divulgados. A estrutura remetida pelo Ente será utilizada na uniformização da codificação dos órgãos, das unidades orçamentárias e eventuais unidades executoras, bem como na elaboração da chamada “Tabela de Correlação” a ser definida pelo Tribunal de Contas, que deverá ser utilizada na transmissão de dados entre os sistemas informatizados do Ente e o sistema de coleta de dados desta Corte de Contas. Para as eventuais atualizações na estrutura orçamentária, será disponibilizado um acesso “on line”, cuja forma de utilização será oportunamente divulgada. O sistema permitirá a manutenção das entidades orçamentárias existentes ou criação de novas. Nas inclusões de novas entidades serão gerados códigos novos, pois não será admitido reaproveitamento.
Outros nesta categoria
document Regulamentação dos Anexos que deverão acompanhar o PPA e a LDO
document Anexos que deverão acompanhar o PPA e LDO
document Classificação da Despesa
document Classificação Institucional - Ordem na Estrutura dos Órgãos
document PIB Estadual e Metas Fiscais
document Valor Corrente e Valor Constante no Anexo de Metas Físicas
document Demonstração Resultado Primário - Metas Físicas
document Receitas e Despesas Não Financeiras no Anexo de Metas Físicas
document Acompanhamento das metas físico-financeiras das ações
document Documentos em PDF de planilhas PPA e LDO
document Cadastro de Órgãos
document Qual a classificação econômica para as receitas da CIDE - transferências federais ou estaduais
document Qual a obrigatoriedade de elaboração das peças de planejamento a nível de elemento
document Na primeira transmissão do PPA de 2006 devo tomar como referência a lei inicial do PPA, uma vez que já ocorreram muitas alterações nos exercícios anteriores, ou devo considerar o PPA como ele está definido atualmente?
document As peças de planejamento a ser enviadas ao TCESP são as encaminhadas para a Câmara ou as aprovadas.
document Deverão ser encaminhadas as legislações orçamentárias contendo assinaturas?
document Como proceder no envio das atas de audiência quando o município elabora apenas uma ata?
document Como vai ser identificado, a partir de 2009, se o programa é "Plurianual" ou "Anual"? Pelo dígito Inicial do programa ("0" ou "9") ou pela TAG ("<gen:TipoPrograma>") ?
document Quando o sistema Audesp estará recebendo os leiautes de 2009 das peças de planejamento?



RSS