Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

.: FAQ AUDESP - Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos :.

Busca:     Busca avançada
Navegar por categoria:


Alteração de Fonte de Recursos e Códigos de Aplicação na Classificação da Despesa

Visualizações: 11023
Votos: 18
Sendo a fonte de recurso obrigatória na inclusão da despesa, para a elaboração do orçamento, durante empenhos envolvendo esta despesa, a fonte de recurso poderá em alguma hipótese ser alterada ?
O código de aplicação, NÃO sendo obrigatória na inclusão da despesa, durante a elaboração do orçamento, ao incluir novos empenhos deverá ser solicitado a aplicação envolvida, neste caso a aplicação indicada no empenho, a partir desta inclusão poderá ser alterada para outros empenhos envolvendo a mesma despesa?
Ainda envolvendo o fato anterior da aplicação, posso ter uma despesa configurada e empenhada inicialmente com FR:01 CA:110.00, e depois incluir outro empenho envolvendo a mesma despesa, com FR:01 CA:110.02?

Resposta:
Primeiramente é necessário esclarecer que por despesa ou ficha/dotação entende-se todo o conjunto de dados formado por informações institucionais (órgão, unidade orçamentária, unidade executora), funcional programática (função, subfunção, programa, ação), classificação econômica da despesa (categoria econômica, grupo de despesa, modalidade de aplicação, elemento), fonte de recursos.
Diante desse entendimento, cada ficha/dotação só poderá ter uma fonte de recursos. Caso o orçamento contemple o código de aplicação, este também será único para cada dotação.
Quando da emissão de empenho, este deverá observar o desdobramento e codificação existente na ficha/dotação. Poderão existir vários empenhos com subelementos e código de aplicação diferentes dentro de uma mesma ficha/dotação, mas sempre respeitando o detalhamento dos dados que compõem cada ficha/dotação.
Para cada empenho emitido deverão ser indicados uma “Fonte de Recursos” e um “Código de Aplicação", conforme Conta-Corrente nº. 9 - Emissão de Empenho.
Qualquer alteração que ocorrer na informação que compõe a conta-corrente, deverá ser informada em uma nova conta-corrente, lembrando que a regra de validação não admite a duplicidade do nº. do empenho. Assim, uma alteração na fonte de recursos do empenho implica em anulação e emissão de um novo empenho.
Outros nesta categoria
document Juros da Aplicação Financeira
document Utilização de contas bancárias com fonte de recursos e/ou código de aplicação diferentes da receita
document Qual o critério para cadastramento de domicílio bancário segundo fonte de recursos e código de aplicação
document Dúvida quanto ao relacionamento das fontes de recursos e códigos de aplicação dos domicílios bancários e as despesas executadas
document Fontes de recursos do exercício e de exercícios anteriores e seus relacionamentos com códigos de aplicação para convênios plurianuais
document Ajustes entre contas bancárias pertencentes a mesma fonte de recursos e código de aplicação
document Como proceder ao acompanhamento das diversas vinculações constitucionais na folha de pagamento
document Emissão de empenhos com mais de uma fonte de recursos e código de aplicação
document Qual a relação entre as codificações no projeto AUDESP e portarias da STN para as codificações de fonte de recursos e códigos de aplicação
document Como identificar a aplicação de contrapartida nos convênios
document Como trarar a destinação dos recursos nas peças de planejamento
document Como identificar a contrapartida do município para um convênio nas peças orçamentárias
document Como obter o equilíbrio orçamentário classificando as receitas até até a fonte de recursos e as despesas até o código de aplicação
document Como proceder com o código de aplicação do QESE, nas receitas e contas bancárias em virtude das alterações propostas na MP 339/06
document Como proceder com a identificação dos depósitos decendiais para a educação, deverá existir contas específicas para cada fase do ensino, infantil, fundamental, etc.
document Como proceder nos registros do FUNDEB, quanto aos códigos de aplicação nas contas bancárias abertas e cadastradas para o Fundef, nas receitas e despesas já realizadas.
document Qual fonte de recursos e código de aplicação utilizar no caso dos recursos decorrentes de aplicações financeiras
document Como efetuar pagamento das despesas do exercício utilizando recursos advindos do exercício anterior?
document Como classificar a fonte de recursos e código de aplicação para rendimentos de aplicação financeira?



RSS