Como proceder a correção de Lançamentos de receitas e despesas após envio ao Tribunal
Caso haja lançamento de receita ou pagamento de despesa errada, o que dever ser feito, já não poderá mudar o sistema, comunicar ao tribunal ou sistema para liberar e encaminhar novamente ao tribunal?
Resposta: O Projeto AUDESP está baseado no recebimento de informações contábeis. A remessa desses dados ao TCESP será efetuada por meio de balancetes mensais, onde constarão saldos iniciais, movimento de débito, movimento de crédito e saldos atuais, tudo isso detalhado por código contábil e conta-corrente. Diante disso, uma vez encaminhados os dados ao TCESP, estes só poderão ser alterados pelo envio de um novo balancete, no próximo período, onde os erros ou classificações indevidas deverão ser corrigidos através de lançamentos contábeis de estorno que gerarão movimentos de débito e crédito nas respectivas contas contábeis e contas-correntes envolvidas.
Uma das principais consistências, entre outras, para o recebimento das informações do jurisdicionado, é que os saldos iniciais do balancete atual sejam iguais aos saldos finais do balancete anterior, tanto para conta contábil como para conta-corrente.