O que muda com a alteração da periodicidade da prestação do documento de Conciliações Bancárias de anual para mensal?

Existirão 2 tipos de documento no sistema: Conciliações Bancárias, para envio até 2013 (referência 2012), e Conciliações Bancárias Mensais, para envio a partir de 2013.

Não haverá mudanças na forma de envio, isto é, serão permitidos o envio em lote (coletor) e a prestação via interação direta.

Antes do envio do documento de Conciliações Bancárias Mensais, será necessário que o balancete do mesmo período de referência (ou de encerramento, quando o período for dezembro) tenha sido armazenado, bem como o documento de Conciliações Bancárias Mensais do período de referência anterior (na transição, no caso específico de janeiro/2013, o sistema considerará o documento Conciliações Bancárias anual de 2012 como o período anterior).

Exemplos: para ser possível prestar o documento Conciliações Bancárias Mensais com referência fevereiro/2013, os balancetes com referência fevereiro/2013 e as conciliações bancárias com referência janeiro/2013 devem estar armazenados, e a prestação deve ser total (não parcial).

O sistema irá exigir que sejam enviadas as conciliações bancárias de todos os domicílios bancários para os quais:

Para envio em lote (coletor), deverá ser utilizado o tipo de pacote CONCILIAÇÕES BANCÁRIAS, e o tipo de documento CONCILIAÇÕES BANCÁRIAS MENSAIS. O schema de validação a ser utilizado é o AUDESP_CONCILIACOESBANCARIASMENSAIS_2013_A.XSD, que não possui diferenças de estrutura em relação ao AUDESP_CONCILIACOESBANCARIAS_2013_A.XSD, exceto pelo descritor, pois não deverá mais ser utilizada a tag <gen:AnoReferencia>. O XSD pode ser consultado em Documentação - Leiautes - Arquivos e Leiautes 2013.

Após o armazenamento do documento, estando o prazo de entrega encerrado, continua válida a opção de envio do documento COMPLEMENTO DE CONCILIAÇÕES BANCÁRIAS, devendo-se utilizar o mesmo schema XSD de validação (AUDESP_CONCILIACOESBANCARIASMENSAIS_2013_A.XSD).