O que significa a mensagem "Documento aguardando liberação"?

Os documentos de envio periódico possuem um prazo máximo de entrega que está definido nas Instruções do Tribunal. Nas instruções, as peças de planejamento, por exemplo, têm o seu prazo máximo de envio dia 30 de janeiro de 2008 (..."30 (trinta) dias do primeiro mês do exercício a que se referem as respectivas leis").

Assim, os documentos enviados antes do prazo ficam na situação "Documento aguardando liberação". Ao vencer o prazo, os documentos válidos serão automaticamente armazenados e não poderão mais ser substituídos. Os documentos avaliados como inválidos não são considerados como entregues e não são armazenados.

Essa estratégia permite que as entidades analisem os relatórios de inconsistência gerados pelo Audesp e tenham tempo para corrigir os erros encontrados antes do vencimento do prazo de envio. Para substituir um documento na situação "Documento aguardando liberação” basta que a entidade envie outro documento do mesmo tipo e com o mesmo período de referência que o sistema automaticamente substitui o anterior. Deve-se ter cuidado, pois o sistema sempre considera o último documento enviado, descartando os anteriores, mesmo que o último documento não passe pela validação.