Qual a diferença entre o projeto AUDESP e um sistema contábil

Hoje no nosso sistema, o Contador, possui inúmeros recursos ao seu dispor, fazendo com que ele tenha mais tempo para analisar e acompanhar o dia a dia da Prefeitura ou Autarquias.
A maioria das rotinas, do nosso sistema, executa lançamentos contábeis, digo isso, pois nosso sistema possui telas diferenciadas, ou seja, o usuário que vai por exemplo, fazer uma arrecadação, ele simplesmente informa a Conta Bancária e o valor e o sistema efetua, internamente, todos os débitos e créditos necessários.
Quando o contador precisa fazer algum tipo de lançamento não previsto no sistema, ele utiliza uma tela chamada "Lançamentos Diversos", onde ele cria um fato específico para tal lançamento, por exemplo, ele precisa demonstrar em uma outra conta contábil, algum valor específico, neste caso poderia criar.Exemplo:
Contas: 1.2.x.x.2.1... "Conta Teste" valor R$ 1.000,00.
Neste caso ele poderia criar o fato contábil 5010, Debitando a conta acima e creditando uma outra conta..., ou seja, ele tem total autonomia, visto que se trata do Contador, a pergunta se refere justamente a este tipo de lançamento. O Contador poderá continuar utilizando tal tela para estes tipos de lançamentos, visto que o sistema não tem como prever todos os tipos de lançamentos possíveis, para obrigar o mesmo a informar as contas correntes?

Resposta:
O Projeto AUDESP visa o recebimento de informações de seus órgãos jurisdicionada de forma organizada e padronizada. No que diz respeito aos dados contábeis, esses dados assumirão o formato de um "balancete contábil", onde estarão englobadas, em um único demonstrativo, todas as operações que envolvem recursos na gestão pública, desde a sua previsão orçamentária até os seus reflexos financeiros e patrimoniais.
O projeto AUDESP não é um sistema contábil que irá gerar essas informações nos órgãos, apenas irá recepcionar e efetuar análises com base nos dados recebidos de forma eletrônica. O Anexo III - Roteiros Contábeis Sugeridos, como o próprio nome diz, serve de apoio aos usuários, orientando o funcionamento das principais contas existentes no Anexo I - Estrutura de Códigos AUDESP.
Caberá a cada empresa de contabilidade ou desenvolvedor de sistemas contábeis, criar as rotinas específicas para o atendimento das exigências propostas por essa padronização.
Outro ponto de atenção é a criação de mecanismos de segurança, por parte do sistema ofertado pela empresa, para atender, no mínimo, as regras de validação disponibilizadas por este Tribunal.