Como utilizar o Audesp

Quais são os primeiros passos para a utilização do Audesp?


Resposta:
1- A prestação de Contas pelo Audesp será obrigatória a partir de 2008. Em qualquer momento, um Órgão Jurisdicionado poderá solicitar um usuário e senha para a utilização do Audesp, por meio da planilha explicada no item 2 desta resposta.

2- Para obter uma senha de acesso ao sistema, precisamos que nos enviem os dados da Classificação Institucional do município, como exemplificado no Anexo IV do Manual Básico do Plano Plurianual, especificando os Órgãos, as unidades Orçamentárias e as Unidades Executoras para as quais foram consignadas dotações próprias. Utilize a planilha disponível na seção "Prestação de Contas via Audesp" da página http://www.tce.sp.gov.br/fiscalizacao/audesp/ . Para 2008 não será necessário o re-envio da planilha contendo o Cadastro de entidades do município, pois a bese de dados contendop essas informações será copiada para 2008. As modificações em relação a 2007 poderão ser feitas pelo próprio sistema Audesp e nos casos em que não for possível a utilização do sistema, o usuário deverá enviar ama solicitação explicando as mudanças uma-a-uma, por meio desta mesma ferramenta de perguntas e respostas, anexando a nova planilha.

3- O software utilizado para envio de arquivos ao TCE-SP, denominado Coletor, está disponível no nosso site http://www.tce.sp.gov.br/fiscalizacao/audesp/coletor/ , assim como as instruções para sua instalação. A partir de 2008 existirão 2 coletores novos (versão 2008): um para o ambiente de teste e outro para o ambiente de produção (prestação oficial de contas). O Coletor de 2007 não funcionará em 2008. O usuário deverá obrigatoriamente baixar a versão 2008.

4- Sua senha inicial deverá obrigatoriamente ser trocada (apenas para os casos de recebimento da senha pela primeira vez). Para trocar a sua senha inicial acesse o nosso portal em:

Em 2008 - ambiente de teste:  http://audesp-teste.tce.sp.gov.br/    

Em 2008 - ambiente de produção (oficial):  http://audesp.tce.sp.gov.br/    

Lembramos que as senhas do ambiente de teste serão migradas para o ambiente de produção, mas o sistema exigirá que no primeiro uso do ambiente de produção, o usuário troque a senha.



5- Pelo Coletor o usuário enviará os cadastros contábeis, as peças de planejamento e os balancetes para o TCESP, nessa mesma ordem. Para transmitir os pacotes, o usuário precisará da senha. Este coletor fará as críticas "gramaticais" dos documentos e, se o pacote estiver bem formado, retornará a mensagem "Pacote enviado com sucesso". Assim que o pacote chegar ao TCESP, iniciará o módulo de crítica que consistirá os documentos recebidos e informará o resultado no nosso portal. O Coletor pode ser utilizado mesmo sem ter senha. neste caso ele apenas executará as críticas "gramaticais" dos documentos, sem permitir sua transmissão ao TCESP.  Neste caso, utilize o município ficticio chamado "Audesp" que criamos sob o código 9999. Na primeira vez, para que o "novo" município apareça na lista, o usuário deverá clicar em transmitir, para que a base de municípios seja atualizada.

6- Para consultar o recebimento e o status dos pacotes e documentos enviados ao TCE-SP, acesse o nosso portal (vide item 4).    Digite seu usuário e senha, selecione o menu "Aquisição"e clique em "Posição dados transmitidos".

7- Em 2008, as senhas a serem entregues aos Órgãos Jurisdicionados que nos enviaram as planilhas com o cadastro de entidades, serão para acesso ao nosso ambiente de testes e de produção. Em 2008 os órgãos poderão continuar utilizando o ambiente de testes para os acertos finais. A senha de acesso para este ambiente não será modificada. No ambiente de produção, aquele em que os Órgãos deverão prestar contas em 2008, a senha será mantida igual á do ambiente de testes. Se o responsável pelo Órgão quiser reiniciá-la, deverá solicitar ao TCESP, por meio desta ferramenta de perguntas e respostas. O TCESP fará com que a senha volte ao valor o original da carta onde foi informado o usuário e a senha pela primeira vez. Portanto é importante que guardem as cartas contendo o usuário e a senha. Cada Órgão terá um único usuário e senha.

8- Para saber quais informações e como devem ser prestadas no Audesp, acesse o Roteiro para Transmissão de Documentos

Clique aqui  para ver as principais mudanças nos ambientes de 2007 para 2008

 

Para visualizar os pacotes enviados ao TCESP.

Para visualizar todos os pacotes enviados ao TCE-SP na tela Posição de Dados Transmitidos, informe o município, a entidade e o período (exercício e mês inicial e mês final) em que os pacotes foram enviados. (Se você escolher de janeiro a dezembro, serão exibidos todos os pacotes).

O tipo de interação para visualizar os documentos enviados por meio do Coletor é "Em Lote".

O tipo de pesquisa pode ser por Tipo de Pacote (neste caso, selecione o tipo de pacote no combo "Critério de pesquisa"ou deixe "Todos") ou por Tipo de Documento (neste caso, selecione o tipo de documento no combo "Critério de pesquisa"ou deixe "Todos").

Tendo escolhido o tipo de pesquisa "Tipo de Pacote", serão exibidos os pacotes recebidos pelo TCE-SP. Clicando em um deles, serão exibidos os documentos dentro do pacote. Clicando então em um dos documentos, serão exibidos a situação do documento e os erros encontrados no mesmo, quando houver.

Tendo escolhido o tipo de pesquisa "Tipo de Documento", serão exibidos os documentos recebidos pelo TCE-SP. Clicando em um deles, serão exibidos a situação do documento e os erros encontrados no mesmo, quando houver.