Haverá a necessidade do município utilizar um único sistema de contabilidade englobando as autarquias e fundações para o envio de dados contábeis
As autarquias e fundações do município que utilizam sistemas diferentes, como devem proceder para enviar as informações de forma consolidada? Os arquivos serão consolidados no sistema do Tribunal de Contas - AUDESP e validadas nele? Como proceder para alimentar o sistema e enviar as informações?
Resposta: O Município tem liberdade de optar pela forma de envio de dados ao TCESP. Caso a opção seja pelo envio de dados através de balancete isolado, cada órgão enviará o seu próprio balancete e a Prefeitura terá a obrigação de encaminhar o balancete isolado próprio e também o balancete consolidado, contendo as informações de todos os órgãos do Município que fizeram parte do orçamento. Nessa hipótese algumas contas, a serem oportunamente divulgadas, terão que trazer informações analíticas, isto é, por contas-correntes.
Outra opção de envio de dados será a do balancete conjunto, o qual trará, analiticamente, os dados contábeis de todos os órgãos do Município.
O TCESP não consolidará dados de nenhum Município, pois essa responsabilidade é do Chefe do Executivo.
Cada Município tem plena liberdade de escolher de que forma enviará os dados contábeis ao TCESP.