Desdobramento do Grupo Disponível para identificação dos bancos
Seria possível deixar os dígitos 8 e 9 das contas contábeis Ativas e Passivas para abertura pelas unidades de acordo com suas necessidades, com exceção das já indicadas pelo TCE.
Ex. cta 1.1.1.1.2.01.00.XX Contas Próprias D A F (2) sugestão
1.1.1.1.2.01.00.XX Contas Próprias S
1.1.1.1.2.01.01.XX Banco Xpto D A F (2)
1.1.1.1.2.01.NN.XX Banco NN D A F (2)
A identificação por contas facilitaria as unidades usuárias e a remessa de informação para o TCE continuaria inalterada, ou seja, deixar a critério das unidades a abertura analítica desde que sigam corretamente as especificações das contas correntes.
Resposta: A Estrutura de Códigos Contábeis AUDESP foi concebida tendo por base o SIAFI, com as devidas adaptações para a área municipal. Para evitar uma estrutura muito extensa, chegamos à conclusão de colher determinadas informações contábeis, não em códigos específicos, mas em contas-correntes, que são detalhamentos desses códigos contábeis.
Considerando a sugestão apresentada, se viéssemos a atendê-la, o rol de códigos contábeis a ser criado seria muito grande, ampliando consideravelmente tal Estrutura.
De qualquer forma, entendemos que sua sugestão está sendo contemplada não especificamente no código contábil, mas sim, nas contas-correntes, conforme orientação constante no Manual de Orientações.
Também estamos certos de que não será prejudicado o envio das informações a este TCESP.