Tribunal de Contas do Estado de São Paulo

.: FAQ AUDESP - Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos :.

Busca:     Busca avançada
Navegar por categoria:


Previsão das Transferências Financeiras

Visualizações: 3953
Votos: 17
Solicito informações, para inclusão correta nas Tabelas de Integrações do sistema em desenvolvimento, sobre as Operações com Transferências Financeiras concedidas Não. Previdenciárias e Transferências Financeiras concedidas Previdenciárias. Nestas operações a conta a CRÉDITO deve ser 1.9.3.2.9.1.00 - Orçamentárias?

Resposta:
Com relação a seu questionamento, temos a esclarecer que embora a transferência financeira para o órgão de previdência seja uma operação de característica extra-orçamentária, ela deve ser prevista nos orçamentos dos órgãos concessores e dos beneficiários, conforme demonstrado no Anexo XI do Manual da LOA.
A previsão dessas transferências nos orçamentos dos órgãos beneficiários e recebedores estará justificando eventuais desequilíbrios, superavitário para o órgão transferidor e deficitário para o órgão beneficiário, posto que os primeiros não terão créditos orçamentários e os segundos não terão previsão de receitas para tais transferências.
As transferências que serão entregues terão origem em receitas orçamentárias, por isso, as contas indicadas em seu questionamento são mesmo as DISPONIBILIDADES ORÇAMENTÁRIAS.
Exemplos de entradas e saídas extra-orçamentárias encontram-se no Anexo III – Roteiros Contábeis Sugeridos (Roteiros Específicos), os quais poderão ajudar a elucidar a dúvida levantada.
Lembramos que para o exercício de 2007, considerando as alterações introduzidas pela Portaria Interministerial nº 688, de 14/10/2005, alterada pela Portaria Interministerial nº 338, de 26/04/2006, e pela Portaria STN nº 340, atualizada pelas Portarias STN nºs 406, de 26/05/2006 e 504, de 06/07/2006, os repasses da Contribuição Patronal para o R.P.P.S constarão novamente no orçamento como despesa e receita intra-orçamentária.
Outros nesta categoria
document Classificação da Despesa com Benefícios Assistenciais
document Concessão de empréstimos Pessoa Física
document Plano de Contas e Previdência
document Portaria 916/03 e Contas Correntes
document Portaria 916/03 X Envio Plano de Contas
document Portaria 916/03 X Restos a Pagar
document Reserva de Contingência e Previdência
document Codificação a ser utilizada para a Reserva de Contingência
document Fonte de Recursos e Código de Aplicação utilizados para a Reserva de Contingência
document Detalhamento por Código de Aplicação e Fonte de Recrusos para as Receitas do RPPS
document Utilização do controle de transferências financeiras
document Como utilizar os códigos de aplicação específicos diante da nova sistemática de contabilização das receitas e despesas do RPPS



RSS