Elaboração de balanços patrimoniais mensais

  No balanço Patrimonial apresentado no manual do Projeto AUDESP – Estrutura contábil -principais aspectos - na seção Passivo Financeiro - exigível demonstra as contas de obrigações a pagar do grupo 2121, porém estas contas somente recebem valores no ato das liquidações Pergunto?:
1 - Este balanço deve demonstrar somente os valores liquidados a pagar? E os valores não liquidados seriam demonstrados em qual seção e conta ou não devem ser demonstrados neste balanço?
2 - Se este balanço deve demonstrar os valores empenhados , como deveriam ser os lançamentos no ato do empenho sendo que as contas de categoria econômica e obrigações a pagar no manual Audesp estão no ato da liquidação, o lançamento destas contas não deveriam ser no ato das emissões dos empenhos?
3 - Qual a diferença do balanço patrimonial mensal em relação ao anual, se forem feitos todos os lançamentos de encerramentos mensais?


Resposta: Os modelos de balanço apresentados na apostila do Ciclo de Contabilistas Audesp dizem respeito aos balanços anuais.
Mensalmente poderão ser levantados demonstrativos nos mesmos moldes dos balanços anuais, isto é, para acompanhamento da situação econômica e financeira da entidade. Esses demonstrativos não precisam levar em consideração todos os ajustes necessários à elaboração dos balanços finais.
Assim, para a elaboração mensal do balanço patrimonial, para efeito de acompanhamento, poderá ser considerada apenas a despesa realizada. Isso vale para todos os demais demonstrativos orçamentários e financeiros.